Max Payne sempre foi um policial durão. Desiludido após o assassinato de sua esposa e a filha recém-nascida, ele iniciou uma vingança sem limites em Nova York contra os responsáveis.
Agora, em "Max Payne 3", ele retorna 12 anos mais velho, mas continua sem nada a perder. O que vai mudar, porém, será o palco do novo tiroteio: São Paulo, a terra da garoa.
Longe de Nova York, Max terá de aprender a se adaptar a uma nova vida, em uma cidade desconhecida para tentar esquecer seu passado.
O COPAN É A ESTRELA
- Já divulgada, a capa de "Max Payne 3" tem como destaque o edifício Copan, um dos mais conhecidos e emblemáticos marcos arquitetônicos da cidade de São Paulo. Ainda não se sabe se Max dará os seus tiros dentro do edifício, mas de qualquer forma, trata-se de uma justa homenagem.
De fato, a vida de Max não é das melhores. Seu repentinamente sonho americano de constituir uma família, ser pai e ter um bom emprego foi rapidamente desfeito ao descobrir que bandidos alucinados acabaram tragicamente com seu mais precioso tesouro.
De lá pra cá, Max se vingou dos responsáveis, mas sobrevive em meio ao vício de álcool e analgésicos. Após receber o convite de um amigo, aceita se mudar para "Sampa" para trabalhar como guarda-costas de Rodrigo Branco, um executivo milionário da cidade.
Tudo estava bem, mas seu passado de vingador e sua raiva incessante voltam a sair de seu controle quando bandidos sequestram a esposa de Marcelo, o irmão playboy de Rodrigo. Após isso, uma série de atentados começam a surgir contra a família do executivo.
A ira de Max Payne volta à tona e, assim como no passado, ele não se preocupa nas consequências de seus atos e tampouco no medo de morrer, já que sua vida há tempos não lhe dá prazer.
Terra da Garoa
Para o diretor de arte Rob Nelson, a mudança de Nova York para a cidade de São Paulo como cenário foi até natural, até pelo apelo cosmopolita compartilhado pelos dois locais.
"Assim como NY, São Paulo é a capital cultural de seu país, com uma agitada vida noturna, arte de rua, arquitetura clássica e moderna e densos ambientes urbanos", explicou Nelson, para em seguida destacar também o lado negativo disso.
CIDADE DO RAP
Empenhada em retratar com fidelidade a "alma" da cidade, a Rockstar convidou o rapper paulistano Emicida para compor uma faixa inédita para o jogo. Além dessa, mais quatro músicas do repertório do cantor integram a trilha. |
"Com a disparidade entre ricos e pobres, corrupção política e um poderoso crime organizado, muitos problemas de São Paulo refletem a Nova York que Max conhecia".
O começo, entretanto, deixou os jogadores paulistanos com uma pulga atrás da orelha. Um dos primeiros trailers citava que São Paulo era conhecida pelos bailes funk, estilo musical notadamente mais popular nos morros cariocas. Felizmente, a produtora percebeu o equívoco e iniciou em seguida uma série de acertos na sua visão do que seria a cidade e mais populosa do Brasil.
Visão, pois assim como já visto em outros games da Rockstar, como "Grand Theft Auto", a São Paulo de "Max Payne 3" não será uma réplica fiel em todos os aspectos, mas uma adaptação que contará com elementos que remetem diretamente a pontos turísticos e, principalmente, ao estilo de vida do paulistano.
Um bom exemplo disso está no futebol: um dos times mostrados no jogo é o Galatians, uma equipe que apesar de jogar com as cores da camisa do São Paulo - e ter um estádio muito parecido com o Morumbi -, tem um nome inspirado no Corinthians.
Para garantir a fidelidade ao cenário de fundo, uma equipe de pesquisas da produtora, assim como alguns dos desenvolvedores do game, vieram ao Brasil, para levantar informações, capturar vídeos, fotografias e histórias que serão usadas para estabelecer o visual e a atmosfera realista dos ambientes.
AS MELHORIAS DAS MECÂNICAS DE JOGO
Engana-se, porém, quem pensa que os enviados da produtora se limitaram apenas ao pontos mais glamorosos da cidade. Fotos no site oficial registraram visitas ao Treme Treme e a Favela do Nove, na periferia da capital paulistana. Esses registros se tornaram um material de referência para projetar a sua versão de São Paulo, com seus prédios suntuosos e suas favelas.
Também foram pesquisadas imagens na internet, como as que foram utilizadas na produção do uniforme do UFE (Unidade de Forças Especiais), tropa policial inspirada no GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) e em outras tropas de elite brasileiras, como o carioca BOPE.
O resultado dessa pesquisa já pode ser notado nos vídeos e imagens com algumas referências, como a Lei Anti-Fumo, que é espalhada por boa parte dos locais em cartazes de "Proibido Fumar", o jornal "Sentinela de São Paulo", que tem como símbolo uma mula sem cabeça, a água mineral "Nada", que como o nome sugere, deve ser bem leve, e o espaço Butntã, que aparece na entrada do estádio e faz referência a um dos bairros próximos ao Morumbi, o Butantã.
COISA DE CINEMA
- Os primeiros "Max Payne" bebiam de fontes do cinema, como por exemplo o efeito em câmera lenta de "Matrix". Em entrevista ao UOL Jogos, o diretor de arte Rob Nelson, garante que a Rockstar está preparando o "jogo de ação mais cinematográfico já feito", combinando o retorno de uma versão sofisticada do Bullet Time com a "estética dos filmes de ação de Hong Kong".
Evolução técnica
"Max Payne 3" sai com um hiato de oito anos em relação ao seu antecessor e por conta disso, muitas melhorias gráficas serão notadas.
Para começar, o jogo rodará em uma nova versão do motor gráfico RAGE, o mesmo dos sucessos "Grand Theft Auto IV" e "Red Dead Redemption", em associação com o sistema Euphoria.
O VELHO E O NOVO
- A chegada do velho e careca Max Payne ao Brasil não será feita sem explicação. Segundo o diretor de arte Rob Nelson, o Max original terá o papel de viver as cenas finais do ex-policial em Nova York, antes de recomeçar a vida no Brasil. "Em um momento crucial, Max se descobre um estrangeiro em uma cidade estranha, um sentimento que fica ainda pior por sua dependência por álcool e analgésicos. Nesse momento, ele decide que mudar sua aparência é uma boa idéia".
Na prática, isso significa que Max Payne estará totalmente consciente do ambiente ao seu redor e vai reagir de forma natural ao que acontece. O herói protege a cabeça quando acertado e ergue os braços ao se jogar no chão, por exemplo, como faria uma pessoa real interagindo com o mundo a sua volta.
O que não muda é a linearidade do cenário. São Paulo não é um mundo aberto, livre para ser explorado e a trama é mais sombria do que os populares jogos de "Grand Theft Auto". Ainda assim, Rob se mostra confiante no sucesso do jogo: "Os fundamentos de 'Max Payne' estão na combinação de ação explosiva e sofisticada com uma caracterização e história poderosas".
Por fim, outra novidade é a representação das armas. Max pode carregar até três delas ao mesmo tempo e todas são graficamente representadas em seu corpo, seja durante a ação ou mesmo nas sequências de animação.
Na mecânica, o Bullet Time chega com uma inovação: conforme o jogador consegue acertar áreas vitais dos adversários durante a câmera lenta, mais danos as balas causarão nestas regiões no futuro. Além disso, há certas cenas do jogo feita sob encomenda para sessões mais prolongadas de “Bullet Time”, normalmente acompanhadas de destruição massiva ao redor de Max.
Outra novidade é um recurso chamado “Las Man Standing”, que automaticamente “rebobina” os momentos anteriores a um dano letal levado por Max e, caso o jogador consiga atingir o autor do tiro, então ele volta à vida com um pouco de energia. Para isso, entretanto, é necessário que se tenha analgésicos no inventário.
Vingança e rixa no multiplayer
"Max Payne 3" terá um multiplayer online, mas segundo o roteirista Dan Houser, esse modo terá mais do que um simples tiroteio entre amigos.
DETETIVE CURIOSO
- • James McCaffrey, vai repetir a dose como dublador de Max e desta vez, ele fez também a captura de movimentos;
• Produtores prometem que o jogo não terá telas de carregamento;
• A Rockstar diz que a aventura vai proporcionar um número de horas parecido com o dos jogos anteriores;
• O game não terá legendas para os diálogos em português. Isso ajudará o jogador a se sentir na pele de Max.
"Queremos incluir elementos da campanha solo no multiplayer, então esse modo terá uma série de detalhes da história e oferecer uma espécie de qualidade na imersão", disse o executivo ao site Variety.
Outra boa novidade é a formação de 'crews' - gangues de jogadores, mais conhecidas como clãs em outros jogos. Além disso, esses grupos formados no jogo poderão ser importados para "Grand Theft Auto V", quando o game for lançado.
Além de reunir amigos, esses clãs adicionam duas mecânicas à modalidade multiplayer: os sistemas de vingança e rixa. O primeiro é ativado quando um jogador o elimina duas vezes durante um confronto, e após isso o assassino fica marcado com um X no mapa.
Eliminar o seu algoz, além de limpar a sua reputação, rende um pouco mais de experiência do que o habitual.
Já as rixas aparecem aleatoriamente na partida, quando há pelo menos três jogadores em cada time. Durante o jogo é dado um aviso de início de confronto entre as duas turmas, e a primeira que conseguir dez eliminações vence.
A Rockstar também revelou que os jogadores podem acompanhar o progresso de seus clãs utilizando o Rockstar Games Social Club, e que os grupos serão utilizados em outros jogos além de "Max Payne 3" e "Grand Theft Auto V".
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DE "MAX PAYNE 3"
Trabalho brilhante
Criadora da série "Alan Wake", a Remedy foi a desenvolvedora dos dois primeiros jogos de "Max Payne", mas por falta de tempo, a Rockstar acabou passando o bastão para seus estúdios internos.
Para aumentar ainda mais a expectativa positiva dos fãs, a Remedy confirmou que mesmo distante, participa ativamente e até deus seus conselhos em alguns pontos do jogo. Melhor ainda, o diretor executivo da produtora, Matias Myllyrinne, disse ao site Games Industry que a Rockstar está fazendo um "trabalho brilhante" em "Max Payne 3".
"Trabalhamos um pouco com a Rockstar - obviamente, eles estão fazendo o trabalho pesado de desenvolvimento. Porém, eles nos consultaram algumas vezes, e várias pessoas que trabalharam nos dois primeiros jogos deram algumas ideias para 'Max Payne 3'", finalizou.