a reporter teve a oportunidade de visitar o escritório da Rockstar, em Nova York, e apreciar um demo com três fases de “Max Payne 3”, que para os brasileiros tem um apelo especial, afinal, boa parte do jogo se passa em São Paulo. Todo aquele estilo cinematográfico, com movimentos fluídos e uma estética que lembra os filmes de ação de Hong Kong, está lá, incluindo as sequências de animação em formato de graphic novel.
“Max Payne 3” está sendo criado de uma forma que a trama faça sentido mesmo que o jogador não conheça o passado da série – ainda que, segundo a Rockstar, aos antigos fãs esteja reservada uma experiência mais completa, permeada por “easter eggs” e várias referências aos jogos anteriores.
Atormentado pelos trágicos eventos de seu passado, Max se afundou no alcoolismo e no consumo descontrolado de analgésicos. Ainda com o visual pelo qual é conhecido e morando num pulgueiro em Nova York, Max recebe a visita de um antigo amigo, Raul Passos, que lhe oferece um trabalho para ser segurança de um executivo milionário em São Paulo.
Ainda que não pareça muito animado com a ideia, Max se vê obrigado a “pensar seriamente no assunto”, já que matou recentemente o filho de um proeminente mafioso local. É aí que começa a demonstração vista pelo reporter: o pai, disposto a vingar seu rebento, aparece em frente ao apartamento do protagonista, acompanhado de dezenas de capangas e com muita sede de vingança.
Do momento em que o jogador está no controle de Max, a identificação com os títulos anteriores é imediata. Porém, tudo está como é de se esperar em um shooter cinematográfico dos tempos atuais, graças aos motores Rockstar Advanced Game Engine (RAGE) e Euphoria, que lidam com os gráficos, animações, inteligência artificial e física do jogo. Com tamanho arsenal tecnológico à disposição, é possível causar muita destruição nos detalhados ambientes ao seu redor.
O “Bullet Time” não mudou praticamente nada (e precisava?), mas em compensação Max aprendeu alguns truques novos, a começar pelo sistema de cobertura, que faz a sua estreia na série. Além de poder se proteger utilizando elementos do cenário, o protagonista, após executar um salto utilizando o “Bullet Time”, consegue continuar atirando num ângulo de 360 graus, mesmo deitado no chão. Acredite: é uma cena bonita de se ver.
Após executar um salto utilizando o “Bullet Time”, Max consegue continuar atirando num ângulo de 360 graus, mesmo deitado no chão.
Outra novidade é um recurso chamado “Las Man Standing”, que consiste no seguinte: quando Max leva um tiro fatal, caso ele tenha analgésicos em seu inventário, o jogo “rebobina” os momentos anteriores ao disparo em ritmo de Bullet Time e, caso o jogador consiga atingir o autor do tiro, então ele volta à vida com um pouco de energia.
8 coisas de "Max Payne 3" que você precisa saber
sem legenda
Para os diálogos em português, que não são poucos, a Rockstar Games não preparou legendas em inglês ou qualquer outro idioma. A produtora quer passar ao jogador a sensação de Max, ou seja, de alguém que está longe de casa e não fala o idioma local.
pesquisa a paulista
A Rockstar possui uma equipe especialmente dedicada à pesquisa e que passou semanas em São Paulo, fotografando e obtendo todo tipo de informação sobre a cidade, das pessoas à arquitetura, passando pelo estilo de se vestir, pelas vozes etc.
sem dono
O desenvolvimento está a cargo de uma combinação de estúdios denominada Rockstar Studios, todo sob supervisão do escritório em Nova York. Diferentemente do que acontece em casos do gênero, em “Max Payne 3” não há um estúdio com papel preponderante.
campanha
Como não quer falar diretamente sobre a duração da campanha single-player, a Rockstar prefere dizer que a aventura principal vai proporcionar um número de horas parecido com o dos jogos anteriores. Novos níveis de dificuldade garantem o fator replay.
corpo e alma
James McCaffrey, dublador original de Max Payne, foi chamada para repetir a dose em “Max Payne 3”. Porém, e não é que, passados dez anos, McCaffrey estava a cara do “novo” Max? Resultado: desta vez, além da voz, ele fez também a captura de movimentos.
remedy
A Remedy Entertainment, que desenvolveu os dois jogos anteriores da série e, hoje, se ocupa com “Alan Wake”, tem acompanhado de perto o desenvolvimento de “Max Payne 3”. E, segundo a Rockstar Games, a empresa tem sido só elogios à produção.
arsenal pesado
Arsenal pesado - Max pode carregar até três armas ao mesmo tempo e todas são graficamente representadas em seu corpo, seja durante a ação ou mesmo nas sequências de animação.
sem time
Para não atrapalhar a fluidez da ação, uma vez iniciado o jogo os carregamentos (“loading times”) de “Max Payne 3” serão imperceptíveis. Mesmo na transição entre as sequências de animação e o jogo em si, a pausa é mínima.
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