sábado, 6 de agosto de 2011

Veja cinco novidades que prometem melhorar as partidas de "FIFA 12"

Assim como foi feito com "Pro Evolution Soccer 2012", UOL Jogos também analisou cinco promessas do grande rival do jogo de futebol da Konami, o tradicional simulador de futebol da EA, "FIFA 12"
Para versão desse ano de "FIFA", a EA Sports aposta na melhoria do sistema de física dos jogadores e impacto, assim como no refinamento das animações para garantir a melhor simulação já vista ao longo da série.
Confira agora quais são as melhorias esperadas de "FIFA" para esse ano e também as nossas considerações sobre o game que sai no final de 2011 em versões principais para PlayStation 3, Xbox 360 e PC, além de títulos especialmente desenvolvidos para Wii, PSP e 3DS.


A atualização do sistema de colisão chamado pela EA de "Impact Engine" oferece a "FIFA 12" uma simulação da disputa da bola ainda mais realista do que a vista até agora.
Durante a E3 2011, o produtor David Rutter se empenhou em mostrar alguns dos lances mais interessantes estrelados pelos zagueiros em busca da recuperação da bola, assim como os diferentes desfechos, muitas vezes com o jogador escapando de uma falta, mas perdendo o domínio total da peleja.
No teste foi possível notar diversas situações interessantes. Uma delas é a relação entre as "chegadas mais duras" dos zagueiros conforme a velocidade do lance e também a sua própria força. Por exemplo, alguns jogadores podem dar carrinhos mais curtos enquanto outros podem literalmente deslizar sobre o gramado. Nas disputas pelo alto, os jogadores podem deslocar o adversário com os ombros e até fazer cama de gato ao não pular em algum lance. Tudo isso é calculado por vários aspectos da física do jogo, como a já citada força do jogador, sua habilidade em cabeçadas e até nível de salto de cada atleta.
Pode dar certo: Fãs de simulação certamente se empolgarão com todas essas novidades, já que elas transmitem com fidelidade as jogadas cada vez mais brutais e desleais do futebol real.
Pode dar errado: Esse excesso de simulação pode deixar o jogo travado e com poucas opções de ataque. Apesar da demonstração da E3 ainda ser uma versão bem preliminar, foi possível notar que as jogadas violentas aumentaram muito. Para os fãs de jogos mais abertos e até aos fãs de "Pro Evolution Soccer", essas mudanças podem significar o seu afastamento definitivo da série da EA.

Outra novidade divulgada na feira de games de Los Angeles, o "EA Football Club" é outra aposta da EA para esse ano.
De acordo com a produtora, o serviço dá ao jogador a oportunidade de se conectar a uma rede específica para procurar por desafios, além de permitir a troca de informações entre os membros. Não haverá taxa para uso do "EA Sports Football Club", e no futuro a ideia da produtora é integrar todos os games da série.
Pode dar certo: Essa "rede social" de "FIFA 12" utilizará um sistema de pontuação ofline e online, que dará pontos de experiência ao jogador. A ideia da EA é estimular a comparação de pontuação os jogadores com a de seus amigos, além de uma tabela comparativa de resultados entre os clubes, levando ao jogo uma rivalidade saudável entre os torcedores dos clubes do coração.
Pode dar errado: Algumas dúvidas ainda não foram respondidas pelos produtores, sobre quais serão esses desafios. Sabe-se que eles serão semanais, mas o receio é que a EA os abandonem quando estiverem próximo do meio do ano, data em que geralmente aumenta a expectativa para o próximo jogo da série.

Apesar da nova física de "FIFA 12" evidenciar ainda mais a falta de habilidade de muitos zagueiros com a bola nos pés, a EA resolveu dar uma força para esses jogadores tantas vezes incompreendidos pelos torcedores. Ou melhor, em troca de força e músculos, os defensores ganharam mais inteligência para dar o bote.
Com o novo sistema "Tactical Defending", os jogadores de defesa podem "cercar" o atacante cobrindo a sua área de visão para toque, além de se valer de outros movimentos espontâneos de defesa, como os já citados jogo de corpo ou até uma "cama de gato".
Pode dar certo: Tal qual como no futebol real, tais movimentos devem ser utilizados na hora certa e exige certa estratégia para não ser percebido pelo árbitro. Além disso, tão importante quanto "chegar junto", é se posicionar e perceber a hora certa de atacar o adversário com a bola.
Pode dar errado: O "Tactical Defending" certamente deixará as partidas ainda mais estratégicas do ponto de vista defensivo, mas ao mesmo tempo, exigem mais habilidade e conhecimento do futebol real do jogador que controla o zagueiro. Os jogadores casuais podem ter dificuldades caso esse novo sistema seja utilizado de forma rigorosa e o jogo não ofereça um modo automático como o do jogo anterior.

Anunciado como "Presicion Dribling", a nova mecânica de controle da bola conta com um raio de ação ainda mais curto para executar os giros de 360º com a bola. "Dessa forma, ela não fica necessariamente à frente do jogador como antes, mas pode rolar para qualquer direção", explica Rutter.
Pode dar certo: Os diversos vídeos da mecânica demonstraram as diversas situações em que os jogadores encontram espaços entre os zagueiros para furar a parede defensiva e invadir a grande área. Segundo a EA, o novo sistema dá o controle total sobre a bola, oferecendo ainda "mais opções para vencer os oponentes sem a bola".
Pode dar errado: A precisão não significa facilidade. Ao mesmo tempo em que a bola pode rolar para diferentes caminhos, os atacantes menos habilidosos podem ter dificuldade em manter a gorduchinha nos pés em jogos com menos espaço dos zagueiros. No teste realizado na E3, por exemplo, não foram raras as situações em que os jogadores deixaram a redonda escapar com um simples toquinho para a diagonal ou se enrolar quando ela toca no pé de apoio durante uma parada repentina da corrida.
Essa dificuldade dos atacantes em dominar a bola não acontece somente em giros e fintas, mas também durante as arrancadas com a gorduchinha nos pés.

Sempre que questionado sobre a melhoria no visual, o produtor David Rutter responde que no momento, o foco de sua equipe é a física e a experiência de jogo, mas que "FIFA 12" contará com algumas melhorias gráficas.
Segundo Rutter, "FIFA 12" oferece visuais incríveis se analisado de câmeras mais distantes . "Acho que se você assiste a uma partida de FIFA de uma determinada distância não consegue diferenciá-lo de um jogo real. Ao verem o nosso material promocional para o jogo, as pessoas se surpreendem com o visual, mas pedem 'Gostaria de ver o jogo rolando'. E isso é o próprio jogo!", se vangloria.
Pode dar certo: O visual de "FIFA" sempre agradou, e caso os jogadores recebam um refinamento visual na composição dos rostos tudo pode melhorar ainda mais. O mundo ideal seria ver jogadores de times brasileiros com expressões fotorrealistas. Sonhar não custa nada.
Pode dar errado: O problema de "FIFA 12" é que o próprio produtor não parece muito empolgado em mexer nesse quesito agora, então é mais provável que mais uma vez, o jogo seja lindo em câmeras mais distantes, mas muito abaixo do seu rival "Pro Evolution Soccer" quando os jogadores são mostrados em câmeras mais próximas. Alguns jogadores como o garoto propaganda Wayne Rooney contam com expressões fotorealistas, mas outros atletas menos conhecidos do produtor, como a sensação brasileira Neymar, podem acabar com rostos genéricos.
Para versão desse ano de "FIFA", a EA Sports aposta na melhoria do sistema de física dos jogadores e impacto, assim como no refinamento das animações para garantir a melhor simulação já vista ao longo da série.
Confira agora quais são as melhorias esperadas de "FIFA" para esse ano e também as nossas considerações sobre o game que sai no final de 2011 em versões principais para PlayStation 3, Xbox 360 e PC, além de títulos especialmente desenvolvidos para Wii, PSP e 3DS.
 A atualização do sistema de colisão chamado pela EA de "Impact Engine" oferece a "FIFA 12" uma simulação da disputa da bola ainda mais realista do que a vista até agora.
Durante a E3 2011, o produtor David Rutter se empenhou em mostrar alguns dos lances mais interessantes estrelados pelos zagueiros em busca da recuperação da bola, assim como os diferentes desfechos, muitas vezes com o jogador escapando de uma falta, mas perdendo o domínio total da peleja.
No teste foi possível notar diversas situações interessantes. Uma delas é a relação entre as "chegadas mais duras" dos zagueiros conforme a velocidade do lance e também a sua própria força. Por exemplo, alguns jogadores podem dar carrinhos mais curtos enquanto outros podem literalmente deslizar sobre o gramado. Nas disputas pelo alto, os jogadores podem deslocar o adversário com os ombros e até fazer cama de gato ao não pular em algum lance. Tudo isso é calculado por vários aspectos da física do jogo, como a já citada força do jogador, sua habilidade em cabeçadas e até nível de salto de cada atleta.
Pode dar certo: Fãs de simulação certamente se empolgarão com todas essas novidades, já que elas transmitem com fidelidade as jogadas cada vez mais brutais e desleais do futebol real.
Pode dar errado: Esse excesso de simulação pode deixar o jogo travado e com poucas opções de ataque. Apesar da demonstração da E3 ainda ser uma versão bem preliminar, foi possível notar que as jogadas violentas aumentaram muito. Para os fãs de jogos mais abertos e até aos fãs de "Pro Evolution Soccer", essas mudanças podem significar o seu afastamento definitivo da série da EA.
 Outra novidade divulgada na feira de games de Los Angeles, o "EA Football Club" é outra aposta da EA para esse ano.
De acordo com a produtora, o serviço dá ao jogador a oportunidade de se conectar a uma rede específica para procurar por desafios, além de permitir a troca de informações entre os membros. Não haverá taxa para uso do "EA Sports Football Club", e no futuro a ideia da produtora é integrar todos os games da série.
Pode dar certo: Essa "rede social" de "FIFA 12" utilizará um sistema de pontuação ofline e online, que dará pontos de experiência ao jogador. A ideia da EA é estimular a comparação de pontuação os jogadores com a de seus amigos, além de uma tabela comparativa de resultados entre os clubes, levando ao jogo uma rivalidade saudável entre os torcedores dos clubes do coração.
Pode dar errado: Algumas dúvidas ainda não foram respondidas pelos produtores, sobre quais serão esses desafios. Sabe-se que eles serão semanais, mas o receio é que a EA os abandonem quando estiverem próximo do meio do ano, data em que geralmente aumenta a expectativa para o próximo jogo da série.



Apesar da nova física de "FIFA12" evidenciar ainda mais a falta de habilidade de muitos zagueiros com a bola nos pés, a EA resolveu dar uma força para esses jogadores tantas vezes incompreendidos pelos torcedores. Ou melhor, em troca de força e músculos, os defensores ganharam mais inteligência para dar o bote.
Com o novo sistema "Tactical Defending", os jogadores de defesa podem "cercar" o atacante cobrindo a sua área de visão para toque, além de se valer de outros movimentos espontâneos de defesa, como os já citados jogo de corpo ou até uma "cama de gato".
Pode dar certo: Tal qual como no futebol real, tais movimentos devem ser utilizados na hora certa e exige certa estratégia para não ser percebido pelo árbitro. Além disso, tão importante quanto "chegar junto", é se posicionar e perceber a hora certa de atacar o adversário com a bola.
Pode dar errado: O "Tactical Defending" certamente deixará as partidas ainda mais estratégicas do ponto de vista defensivo, mas ao mesmo tempo, exigem mais habilidade e conhecimento do futebol real do jogador que controla o zagueiro. Os jogadores casuais podem ter dificuldades caso esse novo sistema seja utilizado de forma rigorosa e o jogo não ofereça um modo automático como o do jogo anterior.



  Anunciado como "Presicion Dribling", a nova mecânica de controle da bola conta com um raio de ação  ainda mais curto para executar os giros de 360º com a bola. "Dessa forma, ela não fica necessariamente à frente do jogador como antes, mas pode rolar para qualquer direção", explica Rutter.
Pode dar certo: Os diversos vídeos da mecânica demonstraram as diversas situações em que os jogadores encontram espaços entre os zagueiros para furar a parede defensiva e invadir a grande área. Segundo a EA, o novo sistema dá o controle total sobre a bola, oferecendo ainda "mais opções para vencer os oponentes sem a bola".
Pode dar errado: A precisão não significa facilidade. Ao mesmo tempo em que a bola pode rolar para diferentes caminhos, os atacantes menos habilidosos podem ter dificuldade em manter a gorduchinha nos pés em jogos com menos espaço dos zagueiros. No teste realizado na E3, por exemplo, não foram raras as situações em que os jogadores deixaram a redonda escapar com um simples toquinho para a diagonal ou se enrolar quando ela toca no pé de apoio durante uma parada repentina da corrida.
Essa dificuldade dos atacantes em dominar a bola não acontece somente em giros e fintas, mas também durante as arrancadas com a gorduchinha nos pés.
Sempre que questionado sobre a melhoria no visual, o produtor David Rutter responde que no momento, o foco de sua equipe é a física e a experiência de jogo, mas que "FIFA 12" contará com algumas melhorias gráficas.
Segundo Rutter, "FIFA 12" oferece visuais incríveis se analisado de câmeras mais distantes . "Acho que se você assiste a uma partida de FIFA de uma determinada distância não consegue diferenciá-lo de um jogo real. Ao verem o nosso material promocional para o jogo, as pessoas se surpreendem com o visual, mas pedem 'Gostaria de ver o jogo rolando'. E isso é o próprio jogo!", se vangloria.
Pode dar certo: O visual de "FIFA" sempre agradou, e caso os jogadores recebam um refinamento visual na composição dos rostos tudo pode melhorar ainda mais. O mundo ideal seria ver jogadores de times brasileiros com expressões fotorrealistas. Sonhar não custa nada.
Pode dar errado: O problema de "FIFA 12" é que o próprio produtor não parece muito empolgado em mexer nesse quesito agora, então é mais provável que mais uma vez, o jogo seja lindo em câmeras mais distantes, mas muito abaixo do seu rival "Pro Evolution Soccer" quando os jogadores são mostrados em câmeras mais próximas. Alguns jogadores como o garoto propaganda Wayne Rooney contam com expressões fotorealistas, mas outros atletas menos conhecidos do produtor, como a sensação brasileira Neymar, podem acabar com rostos genéricos.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

compare conteúdos das lojas Xbox Live e PSN brasileiras

Qual é a melhor loja online dos videogames: a PlayStation Store ou Xbox Live Market Place? A pergunta que está na cabeça dos jogadores desde que a loja da Sony entrou no ar no último dia 27 de julho, com mais de 200 itens para download.
Além de jogos completos e conteúdos extras, a loja trouxe temas para o PlayStation 3 e outros badulaques. Já o mercado de jogos do Xbox 360 com oito meses de vida já possui uma lista portentosa, com mais de 3000 itens em seu no catálogo - incluindo vídeos, extras, temas e imagens de jogador..No Xbox Live Arcade, por exemplo, apenas um game estava disponível para download, “Dead Space Ignition”, e a seção Jogos Sob Demanda tinha Halo Waypoint -  que nem é um jogo, mas sim um aplicativo.
Nesse ponto a rede da Sony leva vantagem, pois foram 29 títulos da PSN, como “Fat Princess”, “Braid” e “PixelJunk Shooter 2” e 6 games maiores para download, como “Assassin’s Creed II”, “InFamous” e “God of War Collection”. Em relação a outros itens, a Live chegou mais robusta, com 46 demos e 86 itens de conteúdo extra por download, já a PS Store tem em sua lista 25 demonstrações e 28 expansões de jogos. Confira abaixo os números das redes:

comparativos das redes*
   quesito                          XBOX MARKET PLACE                              
                                                                                                                 PLAYSTATION STORE

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

"Modern Warfare 3" não terá golpe "apelão" Commando


Para a alegria de uns e desespero de outros, Commando, uma das habilidades mais polêmicas de "Call of Duty: Modern Warfare 2" vai ficar de fora em "Modern Warfare 3", edição da popular franquia de tiro que chega em novembro ao PC, PlayStation 3 e Xbox 360. Robert Bowling, gerente de comunidade da Infinity Ward, disse em seu Twitter que o golpe "apelão" ficará de fora no próximo game para melhor balancear o modo multiplayer.

A habilidade Commando permite ao jogador de "Modern Warfare 2" eliminar o oponente com um golpe de faca a uma distância considerável. Após executar 20 oponentes com esse golpe, o jogador pode evoluir a habilidade para Commando Pro, que lhe dá a capacidade de sobreviver a qualquer queda, independente da altura. O uso dessa habilidade torna algumas partidas de "Modern Warfare 2" um verdadeiro jogo de pegador, com soldados correndo pelo mapa para esfaquear seus adversários. Vale notar, em 2010, Commando também ficou de fora da lista de habilidades de "Call of Duty: Black Ops".

-
Terceira Guerra Mundial

Em desenvolvimento pela Infinity Ward e pela Sledgehammer, "Modern Warfare 3" dá continuidade aos confrontos modernos da série "Call of Duty", expandindo as batalhas para países como Inglaterra e Estados Unidos. Cabe ao jogador avançar por essas regiões combatendo guerrilheiros, enquanto o conflito atinge uma escala perigosamente global.

"Call of Duty: Modern Warfare 3" está confirmado para PlayStation 3, Xbox 360 e PC e chega às lojas em 8 de novembro.

 
 

Sony, Microsoft e EA confirmam eventos para a Gamescom 2011; confira os horários



- Goleiro alemão Jens Lehman demonstra o Kinect no estande da Microsoft Divulgação
Tal como na E3 2011, a Sony também vai realizar uma conferência para a imprensa na Gamescom deste ano. A reunião está marcada para o dia 16 de agosto, das 14h às 15h (horário de Brasília).

Durante a apresentação, se espera que a empresa revele mais novidades sobre o PlayStation Vita, mas também há a aposta de que a Sony dê mais detalhes de "Uncharted 3: Drake's Deception" e "Resistance 3".
Já a Microsoft vai realizar um evento chamado "Microsoft Play Day" no dia 16 das 7h30 às 10h30. Mesmo sem muitos detalhes revelados, sabe-se que a empresa e vai mostrar todos os jogos que serão exibidos na Gamescom, como "Fable: the Journey", "Gears of War 3" e "Forza Motorsport 4".

Com isso, somam-se quatro eventos para a feira alemã, a Electronic Arts ainda no dia 16 às 11h e da NCSoft no dia 17.

A Gamescom acontece de 17 a 21 de agosto nao perca sera  show.

domingo, 31 de julho de 2011

Festival de jogos da Brasil Game Show terá R$ 50 mil em prêmios


Os organizadores do Festival de Jogos da Brasil Game Show convidam gamedevs e game designers a se inscrever para mostrar seus games em um concurso voltado aos profissionais do setor na América Latina.
São dez categorias: advergame, artes/design, jogabilidade, jogo educativo, mobile, originalidade, social game, trilha sonora, jogo do ano e jogo independente. Nestas duas últimas categorias a premiação vai além: o criador do jogo do ano ganhará quatro “all access passes” para a GDC em São Francisco, e o do jogo independente ganhará dois passes idênticos para a GDC, com hospedagem e passagens aérea.
Quer participar? Inscreva-se no site do evento até o dia 31 de agosto. A taxa de inscrição é de R$ 100 por jogo inscrito, e os finalistas serão anunciados no dia 15 de setembro, com os vencedores publicados no dia 7 de outubro.

Músicas de Beastie Boys estão na próxima atualização para "Rock Band 3"

Dando continuidade à série de atualizações semanais para "Rock Band 3", a Harmonix anunciou que o game musical recebe mais cinco faixas na próxima terça-feira (2), com destaque para a banda Beastie Boys.

Das cinco músicas que passam a integrar a biblioteca do game musical da Harmonix, duas são do grupo norte-americano: "Make Some Noise" e "No Sleep till Brooklyn". Há ainda "Tell Me Something Good", de Rufus, "Barracuda", de Heart, e "Super Bad, Pts. 1 & 2", de James Brown. As duas últimas possuem suporte aos modos Pro Guitar e Pro Bass.

Cada faixa sai por US$ 1,99 no PlayStation 3, o equivalente a 160 MS Points no Xbox 360 e 200 Wii Points no Wii. Caso o jogador queira atualizar as faixas "Barracuda" e "Super Bad, Pts. 1 & 2" com suporte aos modos Pro Guitar e Pro Bass, é preciso adicionar US$ 0,99 (ou 80 MS Points ou 100 Wii Points) aos valores originais.

Músico profissional

Uma das novidades de "Rock Band 3" é um controle-guitarra "profissional", com 102 botões posicionados no braço do instrumento, imitando as características de uma guitarra de verdade. Esse modelo de controle tem preço de US$ 149,99.

"Rock Band 3" também aceita um controle de teclado, que custa US$ 79,99 avulso ou US$ 129,99 com o jogo. O periférico possui 25 teclas, e pode ser usado tanto colocado numa mesa, ou empunhado como uma guitarra, ao melhor estilo "keytar". Ambos os instrumentos funcionam como periféricos MIDI, ou seja, tem compatibilidade com equipamentos e softwares que usam esse padrão.

O disco de "Rock Band 3" traz 83 novas músicas (25 na edição para Nintendo DS), entre elas "Bohemian Rhapsody" do Queen, "Plush" do Stone Temple Pilots e a estreia da banda The Doors em um "Rock Band", com a clássica "Break On Through". Os controles-instrumentos dos jogos anteriores funcionam em "Rock Band 3", mas para aproveitar ao máximo a experiência do modo Rock Band Pro, é preciso utilizar os novos periféricos.

A terceira edição canônica do simulador musical chegou às lojas americanas no dia 26 de outubro, com edições para Xbox 360, PlayStation 3, Wii e Nintendo DS.