sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Forza Horizon 2

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O "Forza Horizon" original foi uma bem vinda variação para a franquia "Forza Motorsport", conhecida tanto pelos belos carros quanto pela apresentação séria, típica dos simuladores.

Não que a seriedade do simulador seja um defeito: A série "Motorsport" é a grande rival de "Gran Turismo" e nada mais natural que se comportar da mesma forma - com corridas em autódromos e atenção máxima aos detalhes mecânicos. São jogos para os apaixonados por carros.

Na subsérie "Horizon" a pegada é outra: o que importa aqui é a velocidade, a diversão atrás do volante e a atmosfera festiva, que supera o clima de jogos consagrados do gênero, como "Dirt", "Grid" e mesmo alguns "Need for Speed". Em "Horizon 2", a Microsoft e a PlayGround Games querem elevar esse clima de festival ao máximo.

O game deixa os desfiladeiros do Colorado para trás e parte logo para o sul da Europa, com um mapa bem grande que inclui regiões da Itália e da França. O novo cenário traz vários tipos de pista e terreno, desde o litoral mediterrâneo até campos, florestas, vilarejos e auto-estradas para percorrer com os 210 veículos disponíveis.
Você vai correr em provas bem variadas, que incluem voltas em trechos pré-definidos, corridas de ponta a ponta e também novidades, como as provas de cross-country, onde os carros disputam posições passando por todo tipo de terreno.

Os eventos de exibição, um dos elementos mais divertidos do primeiro "Horizon", estão de volta e além de corridas contra helicópteros e aviões, incluem agora disputas contra um trem.

KUDOS PARA VOCÊ!
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Assim como "Project Gotham Racing", o game premia suas manobras, ultrapassagens, velocidade e tudo mais com pontos de experiência. Combine manobras para ganhar multiplicadores, mas cuidado: se bater o carro, perde tudo!
Do jogo original, retornam as ótimas rádios - e novamente com locutores falando português, para a alegria dos fãs brasileiros. No começo de "Horizon 2", você tem 3 rádios disponíveis, mas conforme avança no jogo, desbloqueia outras quatro estações e cerca de 150 faixas para colocar você no clima do evento.

Sai de cena o enredo cheio de personagens e chefes de fase. Agora, a disputa é contra os seus amigos, através do sistema Drivatar, que estreou em "Forza Motorsport 5".

Tanto nas corridas quanto nas ruas, você está sempre correndo contra conhecidos. Você vê os carros deles passando pelas ruas, explorando o mapa e pode tirar rachas com eles.

Mais do que isso, tudo que você faz no jogo é comparado em placares de liderança. Velocidade nos radares, placas secretas derrubadas, ruas percorridas, tudo é computado e comparado. É um estímulo a mais para os competidores, que também podem disputar as provas do jogo contra os "fantasmas" dos amigos.

Há também a chamada lista de experiências: você encontra um carro num ponto específico do mapa, entra nele e cumpre os desafios propostos pelo jogo, como chegar até um local em um tempo específico ou passar por um radar em alta velocidade.

Faça chuva ou faça sol

As corridas em "Forza Horizon" e mesmo no mais recente "Forza Motorsport 5" sempre acontecem em "dias ensolarados". Não é o caso em "Horizon 2": uma das maiores adições do game é um sistema de clima dinâmico, além do ciclo de dia e noite.

O clima em "Forza Horizon 2" inclui chuva, manhãs enevoadas, neblina pesada e ventos fortes. No mundo aberto do jogo, esses efeitos são imprevisíveis e afetam a direção.

A chuva começa preenchendo as rachaduras do asfalto, forma poças e pode até alagar a pista. Debaixo de um temporal, espere por muito mais desafio ao jogar com a câmera dentro do cockpit.

O ciclo completo de dia e noite parece uma adição simples, mas em um mundo totalmente aberto e que pode ser percorrido off-road, abre espaço para experiências inusitadas: que tal juntar os amigos online e tentar atravessar uma floresta no meio da madrugada? Boa sorte com as árvores!
Passeio online

Em "Forza Horizon 2" não há um modo multiplayer isolado do jogo principal. Ao toque de um botão (e não navegando pelos menus, como na demo), você sai do jogo solitário contra Drivatars e pode competir com amigos e outros jogadores nos eventos do festival.

É possível correr pelo mundo livremente, participar de encontros, onde os jogadores interagem e negociam esquemas de tuning, adesivos e pinturas para os seus bólidos.

Uma das opções mais bacanas é o chamado "passeio livre online". Você e seus amigos saem pelo mapa participando de corridas do Horizon. Acabou uma prova? Pegue o carro e vá até a próxima, curtindo a paisagem (ou apostando corrida) ao lado dos colegas.

Os clubes (versão automobílista de clãs em outros games multiplayer) agora suportam até mil participantes.

Com dublagem, menus e legendas em português, "Forza Horizon 2" tem versões para Xbox One e Xbox 360. O jogo de X360 está nas mãos da produtora Sumo Digital, a mesma da série "Sonic & All-Star Racing".


Cursos de games formam profissionais para atuar até mesmo fora da área

Aprender a criar games poder ser um bom caminho para saber lidar com outros tipos de projetos



Há pelo menos 40 cursos superiores de Design de Games no Brasil, sem contar cursos livres e pós-graduações, formando mão-de-obra qualificada para atuar em um mercado que cresce rapidamente no país. E, ao contrário do que parece, quem se forma pode atuar também em outras áreas, como aplicativos para celular, simuladores, softwares educativos ou de treinamento corporativo.

“O profissional de Design de Games está preparado para trabalhar não só com jogos, mas com diversos outros sistemas digitais, interativos ou não”, explica Delmar Galisi, coordenador do curso da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, que existe desde 2003.

É o caso de Ralph Barbosa Morais, 27, que se formou na Anhembi Morumbi, mas nunca chegou a trabalhar com games. Preferiu a animação: “Além de trabalhar com algo que faz parte da minha vida até hoje, que são os desenhos animados, ainda posso criar ‘sonhos’ para os jovens e crianças de hoje”, conta. Morais atua no estúdio 44Toons, que acaba de finalizar um longa-metragem, em fase de pós-produção.

Tamanha segmentação do mercado é algo que as universidades procuram contemplar na grade curricular: “Cabe ao curso preparar o aluno para o desenvolvimento de roteiros, modelagem de jogos e programação final em ambiente computacional para consoles, dispositivos móveis e internet”, conta Luiz di Marcello Senra, coordenador pedagógico nacional do curso de Jogos Digitais na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.

As alternativas de quem sai do curso vão desde estágios até a carreira acadêmica: “Os alunos que se destacam são facilmente absorvidos [pelo mercado], já que sua formação é sólida e com conhecimento aprofundado da área. Uma parcela menor investe na formação de pós-graduação stricto sensu (mestrado) e uma outra parcela em pós latto sensu (especialização) na área de TI ou arte”, diz Marcelo Nery, da PUC Minas.

Douglas de Lacerda Alves, 32, que se formou no curso de Tecnologia em Jogos Digitais da PUC-Minas e, hoje, é programador de sistemas mobile do grupo Diários Associados S.A, em Belo Horizonte. Mais do que os games, Alves é conhecido por ter criado o aplicativo Upflix, que acompanha as atualizações do Netflix. “As oportunidades que foram aparecendo me desviaram desse caminho [dos games]”.

Algumas universidades, como a PUC Minas, acompanham a trajetória do aluno após a conclusão do curso. “Há um sistema que permite enviar mensagens aos alunos e, além disso, eu mantenho um cadastro de todos os ex-alunos. Diria que 90% estão empregados na área ou área correlata”, explica Nery.

Arquivo pessoal
Apaixonado por games, Douglas cursou Tecnologia em Jogos Digitais, mas trabalha também criando aplicativos como o Upflix, que avisa lançamentos do serviço Netflix
De Minas Gerais para a EA

Mesmo com tantas opções à disposição, ainda há quem se forme em um curso de games para realizar um velho sonho: trabalhar numa grande empresa da área. Joab Alves de Souza, 27, sempre foi apaixonado por jogos e programação e, depois de largar a faculdade de Música – outro de seus hobbies – decidiu cursar Design de Games na PUC Minas:

“A grade do curso era composta por matérias que eu tinha vontade de fazer e, por ser um curso de tecnólogo, era curto e com foco na parte prática, então consegui conciliar trabalho e estudo”.

Arquivo pessoal
Joab começou criando jogos na Illusis Interactive, em Belo Horizonte, e hoje trabalha na Electronic Arts, no Canadá
Joab formou-se em 2010 e logo de cara conseguiu um emprego como desenvolvedor na Ilusis Interactive, uma produtora de jogos de Belo Horizonte. “O curso foi essencial pra mim, pois eu não fazia a menor ideia de como o mercado de trabalho funcionava. Era muito importante estar em um ambiente onde se respira jogos e o assunto é tratado de forma séria”.

Mas nem tudo funcionou às mil maravilhas: "O curso está sujeito a diversas dificuldades que todos os outros também encontram e, como a área ainda é nova, é muito complicado conseguir que todos os professores tenham experiência atuando diretamente com jogos".

Após cinco anos na Ilusis, onde colocou em prática o aprendizado na faculdade e amadureceu como programador, uma recrutadora viu em Joab potencial para uma vaga na EA. “Como gostaram do meu currículo, participei de um processo de seleção com diferentes testes e entrevistas, até que me ofereceram o emprego”, com ele que, hoje, é desenvolvedor de software e trocou o Brasil pelo Canadá.

Call of Duty: Advanced Warfare

Call of Duty: Advanced Warfare


O jogo de tiro "Call of Duty: Advanced Warfare" terá um modo multiplayer cooperativo para 4 jogadores. O anúncio foi feito hoje (24) pela produtora Sledgehammer Games.
Chamado "Exo Survival", o modo cooperativo de "Advanced Warfare" funciona de forma similar ao popular modo Horda da série "Gears of War". Grupos de quatro jogadores lutam para sobreviver ao avanço de ondas de inimigos em mapas fechados.
A Activision, publisher de "Advanced Warfare", divulgou um trailer apresentando a nova modalidade. Assista:

Cesta básica
Além do modo cooperativo, o novo "Call of Duty" terá um amplo modo multiplayer competitivo que reúne características dos jogos da série produzidos tanto pela Infinity Ward quanto pela Treyarch; também faz parte do pacote uma campanha solo com ares cinematográficos, inclusive com a participação do ator Kevin Spacey (de "House of Cards").
"Call of Duty: Advanced Warfare" sai em 4 de novembro para PC, PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360 e Xbox One.

Minecraft

Minecraft


O fenômeno "Minecraft" chegou ao Xbox One em setembro, mas apenas no formato digital. Uma edição em disco será lançada para o console da Microsoft no dia 18 de novembro.
Nos EUA, a edição física de"Minecraft" para Xbox One custará US$ 20. Assim como no game digital, os jogadores poderão transferir suas criações do jogo de Xbox 360 para a nova plataforma.
A versão de Xbox One de "Minecraft" traz mundos 36 vezes maiores do que os presentes no Xbox 360. Também será possível ter um multiplayer local com tela dividida entre quatro jogadores, ou trazer oito jogadores por meio do Xbox Live.